O TABERNÁCULO



O tabernáculo foi criado exclusivamente para que Deus pudesse está no meio do seu povo, já que o desejo de Deus sempre foi esse
(Gn.3.8;... Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia...),
porem por causa do pecado a terra se tornou indigna para que Deus habitasse nela ou simplesmente caminhasse por ela
(Gn.3.17: E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa). 
Por esta razão foi necessário que Deus santificasse um lugar para que Ele pudesse habitar no meio do seu povo, por que agora a terra era e é maldita, tudo no tabernáculo era consagrados “santificados” unicamente e exclusivamente para Deus e até o povo que cuidava, montava e desmontava, conduzia e ministrava era um povo separado para Deus a tribo de Levi, assim aonde fosse montado o tabernáculo este lugar deixava de ser maldito para ser divino para que Deus pudesse habitar neste lugar.

O tabernáculo foi o próprio Deus quem deu as instruções para construção o significado histórico
Espiritual e tipológico deve apoiar- se no que a bíblia diz 
(1) O tabernáculo era um santuário um lugar onde Deus sanitária no meio dele ex 25.8 um lugar separado para o senhor habita no meio do seu povo é encontrar-se com os seus Ex 25.22 que diz asim o senhor E ali virei ati e falarei contigo de cima do propiciatório do meio dos dois querubins que estão sobre a ARCA  do Testemunho tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. 
A habitação do senhor era forte e real ao ponto do senhor ordenar que fosse retirado tudo o que fosse considerado imundo perante o senhor para não contaminar o seu povo Nm 5.1-3 ; E as celebrações que eram ordenadas para os filhos de Israel também seria de obrigação para o estrangeiro comprir assim como os filhos de Israel Nm 9.1.13-14
Em Nm 9.15-16 nós vemos a manifestação de Deus sobre o tabernáculo como uma aparência de fogo .Em Ez 43.7-9 vemos Deus falar com Ezequiel da seguinte forma filho do homem este é o lugar do meu trono no versículo 8 o senhor com essa a ezorta-lo dizendo que o povo havia contaminado o seu nome 
No verso 9 o senhor ordenar que lance eles fora da sua presença longe dele 
(2). Era chamado o tabernáculo do Testemunho Ex 38.21
Os dez mandamentos lembravam sempre o povo da santidade de Deus 
E das suas leis só o viver do seu povo escolhido. Nosso relacionamento com Deus nunca poderá ser separado da nossa obediência a sua lei 
(3). O tabernáculo era o lugar onde Deus concedia o perdão Ex 29.1-2

E era necessário que se oferecesse um sacrifício vicário 29.10-14
Deus sempre preparou pra o seu povo um uma porta de escape nunca abandonou seu povo é nunca vai nos deixa sozinhos por mais que erramos diante dele sempre a sua bondade e misericórdia perpetuará para sempre
Hb 8.1-2 o sangue de Cristo e mais poderoso duque o sangue de um novilho Hb 9.13-14
(4). O tabernáculo falava do céu 
Falava do tabernáculo celestial onde Cristo nosso sumo sacerdote eterno 
Porque vive eternamente para interceder por nós Hb 9.11.
Ele ele mesmo derramou seu próprio sangue por nós Hb 9.12
Porque Cristo não entrou  em um santuário feito por mãos figura do verdadeiro porém no mesmo céu para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Não entrou no santuário com sangue alheio Hb 9.25-28
(5)  O tabernáculo falava da redação final quando então haverá um novo céu e uma nova terra. E o tabernáculo de Deus com os homens pois com eles habitará e eles serão o seu povo é o mesmo Deus estará com eles Ap 21.3

  O ÁTRIO Êxodo 27 : 9 - 19

Também conhecido como pátio. Esta área media aproximadamente 50 mts. de comprimento por aproximadamente 25 mts. de largura, contornada por uma cerca de 2,5 mts. de altura com 60 colunas erguidas a cada 2,5 mts. Esta cerca era coberta por cortinas de linho retorcido e com uma única entrada de aproximadamente 10 mts. com 4 colunas erguidas a cada 2,5 mts. e dentro deste espaço encontrava-se o Tabernáculo.
    O SIGNIFICADO DO ÁTRIO
AS CORTINAS 
Essas cortinas eram confeccionadas em linho retorcido simbolizando o sacrifício de Cristo no calvário para nos separar do mundo
A CERCA Esta cerca tinha aproximadamente 2,5 mts. de altura o que impedia a visão do externa
AS COLUNAS Estas colunas eram de metal para sustentação das cortinas simbolizando o juízo de Deus sobre seu filho
OS GANCHOS As cortinas não podiam firmar-se sem os ganchos. Da mesma forma o cristianismo jamais poderia existir sem a expiação e a redenção feita por Jesus.
A ENTRADA Êxodo 27 : 16
Havia uma única entrada para o Átrio de 10 mts. onde encontramos 4 colunas. Esta entrada tinha uma cobertura com as seguintes cortinas : Linho retorcido, Estofo azul, Púrpura e Carmezim.
SIGNIFICADO DA ENTRADA
ÚNICA ENTRADA Jesus Cristo é o único meio de Salvação.
10 METROS Simboliza entrada ampla para todos, onde não há dificuldades para entrar.

  4 COLUNAS SIMBOLISA OS  4 EVANGELHO
LINHO RETORCIDO Simbolizam o sofrimento de Cristo. Sua perfeição, pureza e santidade.
ESTOFO AZUL Representa a divindade de Cristo.
PÚRPURA Representa o Cristo e sua realeza como soberano Rei e Senhor.
CARMESIM Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois Seu sangue nos purifica de todo o pecado

O ALTAR DE SACRIFÍCIO E O MAR DE BRONZE

O Significado de Cobre ou Bronze no tabernáculo é julgamento, pois muitas das vezes que a palavra ‘bronze’ ou ‘cobre’ é usada pela Bíblia ela é usada num caso de julgamento. Lembramo-nos que a serpente ardente, ou seja, feita de metal reluzente (bronze), levantada no deserto representava Cristo levantado na cruz, na ocasião que foi moído pelas transgressões de todo pecador que se arrepende e crê nEle pela fé Nm 21.7-9; Jo 3.14-19
A colocação do Altar do Holocausto logo na entrada deste lugar onde Deus habita com Seu povo ensina verdades. O pecador arrependido que deseja entrar na presença de Deus tem que passar pelo julgamento dos seus pecados primeiramente. Não há como negar tal fato pois Cristo é a Primeira e a Última mensagem da Palavra de Deus João o Batista, Mt 3.2; Jesus 4.17; os apóstolos, I Co 15.1-4; o Alfa e o Ômega, Ap 1.4-8 Se os seus pecados não forem tratados em Cristo primeiramente, não há esperança de comunhão com Deus Jo 14.6; At 4.12; Rm 5.12; I Co 3.11
O Altar do Holocausto sendo feito de madeira de acácia e coberto de cobre representa Jesus tanto como o sacrifício quanto o altar. A sua humanidade é simbolizada na madeira de acácia, e a Sua divindade, que sustentou a Sua natureza humana no juízo, é simbolizada pelo cobre que cobriu a madeira  Deus preparou o sacrifício idôneo com um corpo Hb 10.5, 10 Se qualquer pecador tiver a mínima esperança de entrar na presença de Deus, a primeiríssima necessidade é tratar com seus pecados, e isso é exclusivamente pelo corpo de Jesus Cristo. Sim, se estiver cansado da opressão do pecado, venha “a Mim”, diz o Cordeiro de Deus Mt 11.28; Jo 1.29, 36
Mas também a madeira de acácia simboliza o homem e o bronze simboliza a justiça humana, quanto mais polida mais ela brilha chaga até a parecer com o ouro, mas não o é, ou seja, a justiça dos homens para Deus nada vale Mt.5.20
O fogo neste Altar do Holocausto era constante, pois os holocaustos eram constantes. Além dos sacrifícios trazidos durante o dia todo, os sacerdotes ofereceram “dois cordeiros de um ano, cada dia, continuamente”. Um cordeiro foi oferecido pela manhã, e o outro cordeiro foi oferecido à tarde Ex. 29.38, 39 Deus desejava um contínuo e ativo sacrifício para Lhe agradar. Desde que o homem é um pecador contínuo, ele necessita um sacrifício contínuo. Nisso Cristo é tudo que Deus requer e sempre tudo que o pecador necessita. Cristo é a eterna redenção. Ele ofereceu-se a Si mesmo imaculado a Deus, “uma vez”, “pelo Espírito eterno”, e está assentado à destra de Deus havendo oferecido “para sempre um único sacrifício pelos pecados” Hb 7.25-28; 9.13, 14; 10.10-14 Quem tem os pecados julgados por Cristo tem vida eterna! 
Podemos também entender pelo fogo constante que o pecado, aonde for achado, é sempre julgado.
O “mar de bronze”  Também chamado “mar de fundição” I RE 7.23-40 era um grande reservatório de água que ficava ao lado do altar de sacrifícios. Com a mesma simbologia da antiga pia do Tabernáculo, em sua água eram lavados os pecados, com um forte significado de purificação (na forma do sangue e qualquer outro resíduo que ficasse nas mãos e pés dos sacerdotes). 
O reservatório, redondo, ficava sobre doze bois esculpidos em bronze que, em grupos de três, tinham suas cabeças voltadas para os quatro pontos cardeais. No mar de bronze eram abastecidas dez pias móveis, sobre rodas, que eram espalhadas pelo pátio externo, cinco de cada lado do templo

O SIMBOLISMO DA PIA

O simbolismo da pia é a purificação dos pecados porem, ela era polida ao ponto de refletir a imagem da pessoa que estava lavando as mãos e pés nela, isso significa que alem de fazermos menção do Sangue Purificador de Cristo é necessário que venhamos reconhecer quem somos, pois diante de Deus não há mascaras, para Deus nada está oculto, seus olhos são como chama de fogo Ap.1.14 por que O Senhor esquadrinha o coração e a mente do homem, os bois voltados para os quatro pontos cardeais, simboliza a purificação de todas tribos de Israel ao julgar que elas acampavam ao redor do tabernáculo, a tribo de Levi se acampavam ao redor do tabernáculo e as outra de 3 em 3 nas quatro extremidades do tabernáculo, essa purificação iniciaria pelas tribos de Israel e se estenderia a todo o mundo.
e disseram: mas Senhor em teu nome expulsamos demônios, curamos os enfermos .

O CASTIÇAL DE OURO

Inicialmente, queremos entender que o seu significado estava ligado à nação de Israel, que fora levantada por Deus para ser "luz para os gentios". Esta ideia é clara em Isaías 42.1, 6: Na verdade Deus criou a nação de Israel com um propósito específico, ou seja levar o Seu nome a todas as nações da terra. É desta maneira que entendemos a chamada de Abraão, e a promessa a ele de ser bênção para as nações, "...e em ti serão benditas todas as famílias da terra", Gn 12.3b. Não é por acaso que Deus usa uma expressão semelhante ao comissionar Paulo como pregador aos gentios: "porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra", At 13.47.
Certamente o "sete’’ como sempre simbolizava perfeição, ao passo que o óleo, pelo menos mais tarde, se tornaria um símbolo do Espírito de Deus Zc 4:1-6. O simbolismo pode ser o da luz que a presença de Deus traz ao Seu povo Nm 6:25 se lembrarmos que luz, no Velho Testamento, é também um símbolo da vida e de vitória Sl 27:1
Como os cálices do Castiçal tinham o formato de amêndoas, isso nos sugere mais um simbolismo. Lembrando-se do episódio da vara de Arão que floresceu Nm 17.8 as flores de amêndoa parecem nos indicar o cuidado constante de Deus para com a nação de Israel e para com o seu povo nos dias atuais. "Se as referências à amendoeira forem encaradas literalmente como desenhos usados para decoração (e esta parece ser a interpretação óbvia), isso nos lembra da vara de Arão, feita de amendoeira, e que florescera Nm 17:8 e também a visão de Jeremias Jr 1:11,12 Jeremias nos dá a entender que a amendoeira, sendo a primeira árvore a florescer na primavera, era um símbolo apropriado do maravilhoso cuidado divino para com Seu povo, e do cumprimento de Sua promessa feita aos antepassados de Israel.
Certamente Isaias profetizou a respeito disso: Is:9.2.
A Bíblia diz que Jesus é:
MT. 4.16: Jesus a luz despertadora.
Jo. 1.4-9: Jesus a luz do mundo.
Jo.8.12;9.5;12.35-36,46: Jesus a luz para iluminar todo homem.
E Jesus falou a respeito da igreja:
É através de nosso comportamento irrepreensível, uma conduta honesta, verdadeira, num mundo iníquo, que iremos iluminar aqueles com os quais convivemos e aos quais precisamos testemunhar da Luz de Deus. Como luz, precisamos falar incansavelmente do Senhor e da Sua Palavra. Note como Jesus orientou assim os seus discípulos, Mt 5.14, "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte". E Paulo escrevendo aos Filipenses, afirmou: "... para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo", Fp 2.15.

A MESA DA PROPOSIÇÃO

mesa da proposição era chamada de mesa da Presença. Deus mostra sempre o seu brilho no seu povo. Os 12 pães assados mostravam que Deus era um com o Seu povo Jo.17.11 “ as 12 tribos de Israel e mais tarde não seria mais as 12 tribos de Israel, mas sim os 12 apóstolos de Cristo, que foram comissionados a levar a palavra de Salvação por todo mundo Mt.28.18-20.”, e que os sacerdotes se uniam para comer os pães, e se tornarem um. Jesus se referiu a Ele mesmo como o Pão da Vida e disse que se nós comermos este pão, nós sempre viveremos Jo.6.52-58. A natureza do pão é prover alimento físico, e quando você come o pão e o digere, ele se torna parte de você. Da mesma forma, a Palavra de Deus provê alimento espiritual, e se torna parte de nossa natureza. Da mesma forma que a mesa sempre fala de companheirismo e comunhão, assim a mesa da proposição aponta para Jesus que fez uma aliança constituída de superiores promessas, e nos dando Sua carne como alimento e o Seu sangue como bebida, para que nós sejamos um com Ele na pessoa no Espírito Santo. Fazendo com isso menção direta a ceia do Senhor, que o próprio Senhor Jesus constituiu de disse: este é o pacto da nova aliança feita no meu sangue. Mt.26.26-30

O ALTAR DO INCENSO
' Ex 30:1-10

O Altar de Incenso estava para frente, antes do véu, a terceira peça de mobília no Santo Lugar no qual o santo incenso foi queimado. Foi feito de madeira de acácia revestida com puro ouro e estava mais alto do que qualquer outro artigo no lugar santo, 2 côvados (90 cm) de altura. Tinha um côvado quadrado e tinha ao redor, no topo, uma coroa de ouro. Tinha quatro chifres dourados da mesma maneira que o altar de bronze no pátio. Abaixo, em cada lado tinha anéis dourados para inserir as varas para o transporte.
Ex 30:1-10 " E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás. O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e dois côvados a sua altura; dele mesmo serão as suas pontas. E com ouro puro o forrarás, o seu teto, e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma coroa de ouro ao redor. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua coroa; nos dois cantos as farás, de ambos os lados; e serão para lugares dos varais, com que será levado. E os varais farás de madeira de acácia, e os forrarás com ouro. E o porás diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o testemunho, onde me ajuntarei contigo. E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o SENHOR pelas vossas gerações. Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta; nem tampouco derramareis sobre ele libações. E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao SENHOR."

  Tinha 4 chifres de ouro, um chifre em cada canto. (4-acampamentos - leste- Judá, sul - Ruben, oeste - Efraim, norte - Dã, todo o povo de Deus)

O altar dourado era usado com incenso ardente, que duas vezes por dia era oferecido pelo sacerdote, depois que ele tivesse acendido o pavio e abastecido de azeite as luminárias santas. Seus chifres também foram aspergidos com o de sangue da oferta pelo pecado.
O incenso era uma mistura de três especiarias ricas e raras, que não foram identificadas até hoje. Estas eram misturadas com o puro incenso, moídas e misturadas com sal. Esta fórmula foi totalmente proibida para ser cheirada por qualquer indivíduo. Só podia ser usada na adoração a Deus no Santo Lugar.
Ex 30:34-38 " Disse mais o SENHOR a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção; E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo; E uma parte dele moerás, e porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será. Porém o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo será para o SENHOR. O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo."
O incenso era queimado com pedaços de brasa que o sacerdote removia com um incensário ou vasilha do altar de holocausto no pátio. Um incensário era uma tigela rasa ou panela com uma manivela. Também era usado para remover as cinzas do altar, ou recolher as partes queimadas do pavio do candelabro.
O altar dourado era usado para queimar o incenso
Se despejado nas brasas, o incenso produzia um delicioso aroma no Santo Lugar. Era a oferta da pessoa cujos pecados tinham sido perdoados através do sangue, e então, foi em expressar esta fragrância de amor, e adorar, em gratidão a Deus.
O Altar Dourado nos fala da adoração de Jesus Cristo e do Seu povo para Deus. Ele é nosso Sumo Sacerdote e mediador. Somente com base do um sacrifício de Jesus no altar da cruz que a adoração é possível. As brasas que acendiam o incenso vieram do altar de sacrifício para o altar de incenso.
Embora o sacerdote queimasse estas especiarias santas no altar por mais de 700 vezes ao um ano, ele saia que nenhum sacerdote a não ser o Sumo Sacerdote poderiam ir além daquele ponto, e apenas no Dia da Expiação.
Lv 16:12 " Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do SENHOR, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu."
  O doce incenso era queimado continuamente.
Estava antes do véu, do trono de Deus (Jesus por nós)
Num 4:11 " E sobre o altar de ouro estenderão um pano azul, e com a coberta de peles de texugos, o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais."

O EXEMPLO DA INTERSEÇÃO DE MOISÉS :

Nm 16:41-50 " 41 Mas no dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR. E aconteceu que, ajuntando-se a congregação contra Moisés e Arão, e virando-se para a tenda da congregação, eis que a nuvem a cobriu, e a glória do SENHOR apareceu. Vieram, pois, Moisés e Arão perante a tenda da congregação. Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Levantai-vos do meio desta congregação, e a consumirei num momento; então se prostraram sobre os seus rostos, e disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, e põe nele fogo do altar, e deita incenso sobre ele, e vai depressa à congregação, e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do SENHOR; já começou a praga. E tomou-o Arão, como Moisés tinha falado, e correu ao meio da congregação; e eis que já a praga havia começado entre o povo; e deitou incenso nele, e fez expiação pelo povo. E estava em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga. E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Coré. E voltou Arão a Moisés à porta da tenda da congregação; e cessou a praga."

UM TIPO DE CRISTO

O altar de incenso nos fala do ministério de Jesus como nosso intercessor, cujas orações em nosso favor, nunca deixam de subir a Deus. Jesus disse à Pedro, "eu orei por você". Os quatro chifres falam do ministério de Cristo que se estende aos quatro cantos da terra. Ele sempre orará pelos seus, não importa onde estão. Ele pode interceder em nosso favor por causa da obra de reconciliação na cruz do Calvário. O incenso era abastecido pelo fogo do altar. Não é qualquer um que ora por nós, mas o Rei, portanto, Ele é representado pela coroa de ouro. Ele conhece nossas fraquezas e nossas falhas, e Ele sempre está intercedendo por nós.
Sl 141:2 " Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde."
Jo 17:9-10 " Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado."

Lc 22:31-32 " Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos."

Jo 17:15 " Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal."

Hb 7:25 " Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles."

A TIPOLOGIA DA ARCA DA ALIANÇA

Também farão uma arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio será o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e de um côvado e meio, a altura. De ouro puro a cobrirás; por dentro e por fora a cobrirás e farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor. Fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado. Farás também varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro; meterás os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca. Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela. E porás na arca o Testemunho, que eu te darei." Ex 25:10-16 
A arca da aliança é o utensílio mais importante do tabernáculo, simbolizando a santa presença de Deus Nm 10:33-36 e a Sua aliança com o Seu povo Js 3:3

O termo hebraico freqüentemente utilizado para descrever a arca é 'ârôn, que também pode ser traduzido como baú ou caixão. A Bíblia faz referência à arca de algumas formas diferentes, tais como:
Arca do Senhor Js 4:11
Arca de Deus 1 Sm 3:3
Arca da Aliança Nm 10:33
Arca do Testemunho Ex 25:22
Arca da Tua fortaleza Sl 132:8
Arca Santa 2 Cr 35:3

Não há dúvidas de que a Arca era uma figura das coisas espirituais assim como o tabernáculo todo HB 9:8-9. Ela era uma figura ou padrão das coisas celestiais Hb 9:23, AP 11:19. Vamos contemplar alguns aspectos particulares deste simbolismo:

(1). A Madeira ! A madeira de acácia, utilizada na construção da Arca, tem sido sempre vista como um tipo da natureza humana de Cristo JO 1:14. Isto aponta para a condescendência de Cristo em vir tomar a forma de homem IS 53:2 em MT 1.16 vemos o testo da seguinte forma e Jacó gerou a José marido de Maria da qual nasceu Jesus que se chama o Cristo.
O nascimento virginal de Jesus é salvaguardado na sua geneologia observemos que a palavra gerou é usada no caso de todos os nomes até chegar a José aí a declaração bíblica muda não está escrito que José gerou Jesus mais sim que José é o marido de Maria da qual nasceu Jesus Vemos em MT 1.23 es que a virgem conceberá e dará a luz a um filho e ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANOEL que traduzido é: Deus com nosco). O  profeta ISaias já havia profetizado no capítulo 7.14 que diz portanto o mesmo senhor vos dará um sinal: es que uma virgem conceberá e dará a luz a um filho e será o seu nome Emanoel .ainda falando de Cristo o profeta ISaias contia dizendo e passará a Judá inundando-o e irá passando por ele e chegará até ao pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, O Emanuel IS 8.8.
IS 30.28

(2). O OURO  ! 
A Arca era revestida de ouro por dentro e por fora. Isto tem sido sempre visto como um tipo da natureza divina de Cristo JO 1:1 A união da madeira e do ouro em uma só Arca, revela as duas naturezas de Cristo unidas em uma pessoa I TM 3:16 revestimento por dentro e por fora de ouro representa a divindade de Jesus, ou seja, Jesus é Deus que aniquilou-se a si mesmo para se fazer em forma de homem, mas foi revestido de Deus”o Espírito Santo” para realizar todas as maravilhas. Fl.2.1-8;Mt.3.16,17;At.10.18

(3) O CONTEÚDO DA ARCA! 
Em HB 9:4 temos a lista do conteúdo da Arca. Há um significado simbólico associado a cada um destes itens:

(A). AS TÁBUAS DA PEDRA DA LEI RECEBIDAS POR MOISÉS NO MONTE SINAI, 
, foram colocadas na Arca e que recebeu então o nome de "Arca da Aliança". Isto aponta para Cristo como aquele que não somente guardou a lei, mas também a tinha em Seu coração SL 40:7-8, GL 4:4 Em Cristo a lei foi completamente honrada e ao mesmo tempo a misericórdia tornou-se possível SL 85:10.
As tabuas da Lei simboliza Jesus sendo o Justo Juiz que primeiramente veio trazer a libertação para o seu povo e logo a, pois virar e julgará a todos segundo a sua Lei. Ap.20.12-15;Sl.7.11;2Tm.4.8

(B)  A VARA DE ARÃO QUE FLORESCEU FOI COLOCADA NA ARCA .
Uma leitura cuidadosa de NM 16 e 17 mostrará que esta vara era um símbolo e uma prova da autoridade sacerdotal. Na Arca isto significava que Cristo era o grande sumo sacerdote escolhido por Deus.
A vara de Arão simboliza o Jesus com sumo sacerdote e intercessor por nos junto a Deus, Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuro, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação Hb.9.11;1Tm.2.5;1Jo.2.1-2

(C). UM POTE CONTENDO MANÁ ERA GUARDADO NA ARCA . 
Isto não somente relembrava Israel da provisão de Deus para eles como também apontava para Cristo como o pão da vida ÊX 16:32-34, JO 6:48-51.
O maná simboliza o ministério profético de Jesus; Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo Jo.6.51;Lc.4.21.30

(4). A COROA DE OURO ! 
A coroa na Arca chamava a atenção para a majestade de Cristo. Como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, nosso Salvador é ao mesmo tempo sacerdote e rei HB 7:1 e 17. Alguns se referem a Arca como o trono de Deus na terra.
essa coroa era feita de ouro puro, que significa Deus como já vimos antes, a coroa tinha que ficar sobre a sua
A coroa de ouro ao redor do topo da arca fala do Senhor Jesus Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus superou o ataque da oposição contra Ele toda a Sua vida pelos líderes religiosos, a aristocracia judaica, a própria Roma, e até mesmo todo o poder do inimigo
E tinha um vinculo direto com Deus uma intimidade com Deus. Para nós cristãos não é diferente, o Espírito Santo, o revestimento de poder é a coroa que Deus oferece para todos que se entregam a Ele, e ao mesmo tempo somos intimados por Deus a seguir uma vida de santidade ao Senhor, uma vida separada, pois devemos ser santo como o nosso Senhor é Santo1Pe.1.15,16,e Deus coloca um sinal em nossa testa que impede a ação demoníaca em nossa vida se vivermos em santidadeAp.9.4 foi no passado é hoje e será no futuro, quem é de Deus o diabo não toca 1Jo.5.18

(5). O PROPICIATÓRIO! 
O Propiciatório era uma tampa feita de ouro maciço e colocada em cima da Arca. A palavra hebraica traduzida "Propiciatório" significa "propiciatório" ou "o lugar onde a propiciação é feita". Propiciação significa apaziguar ou aplacar alguém irado. Deus estava irado por causa dos nossos pecados, mas Cristo tornou-se a propiciação ou propiciatório pelos nossos pecados RM 3:25, I Jo 4:10 
O propiciatório e os querubins de ouro puro:O propiciatório e os querubins eram uma única peça de ouro puro e batido que ficava sobre a arca da aliança Ex.25.17-22
O propiciatório com os querubins simboliza o céu de gloria na terra, onde Deus habita como já vimos antes, por isso que o propiciatório junto com os querubins era feito de ouro puro, para que Deus se manifesta-se ao homem, no meio dos querubins sobre o propiciatório em cima da arca da aliança.
Com isso podemos ver claramente a pessoa de Jesus, pois Jesus é a escada Gn.28.12 “ Jacó tem uma visão e nesta visão existe uma escada e esta escada é a ligação para os céus; e Jesus disse: em verdade em verdade vos digo que verás os anjos de Deus subirem sobre o filho do Homem”Jo.1.51, a reconciliação Rm.5,11;2Cor.5.18,19 o caminhoJo.14.4-6 é em Jesus que Deus se manifesta ao homem, assim como no passado Deus descia sobre a arca no meio dos querubins hoje Deus vem ao homem através de Cristo Jesus e do Espírito Santo.
Uma vez por ano o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos e aspergia o sangue de sacrifícios no Propiciatório LV 16:1-15. Isto foi um prenúncio da obra redentora de Cristo HB 9:1-8, 12, 24. Seu sangue capacitou o Pai a perdoar os nossos pecados EF 1:7. O publicano em LC 18:13 orou por misericórdia. A palavra grega utilizada para misericórdia poderia ser traduzida como "propício" ou "propiciatório".

"Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão deles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório. Porás o propiciatório em cima da arca;" Ex 25:18-21

Acima dele ficavam dois querubins de ouro, também chamados de "querubins de glória" Hb 9:5, os quais estavam posicionados um defronte ao outro e olhavam para o propiciatório, trazendo uma impressão de estarem curvados, ou seja, em uma posição de reverência e adoração.

De fato, o Deus do tabernáculo é totalmente digno de adoração. As criaturas celestiais o adoram Hb 1:6b. Os demônios prostram-se perante Ele Mc 5:6 A natureza toda proclama a Sua glória Sl 19:1-6. Seus redimidos, ao redor de toda a terra, adoram o Seu nome em espírito e em verdade Jo 4:23. Até mesmo os incrédulos, que perecerão eternamente sob a ira de Deus, naquele grande e terrível dia, terão de dobrar os seus joelhos perante o Senhor Jesus Cristo Fp 2:10 Somente Ele é digno de ser adorado, pois não há outro semelhante a Ele Is 43:10

Aos homens, cabe a responsabilidade adorá-Lo. Deus criou a humanidade, bem como todas as coisas, para Sua própria glória Rm 11:36, de modo que o maior crime do universo é negar-Lhe adoração. O nosso Deus é infinito e infinitamente digno da adoração de seus criaturas; portanto, rebelar-se contra Ele torna a criatura infinitamente culpada.

Deve-se observar, contudo, que adorar ao Senhor trata-se também de um grande privilégio. Que gozo indizível é trazido à alma humana, quando esta é levada a contemplar a formosura do Senhor! Davi compreendeu-o muito bem, a ponto de exclamar: "Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua presença, há plenitude de alegria; na Tua destra, delícias perpetuamente" Sl 16:11 Negar-Lhe adoração não é somente o crime mais estúpido, mas também a maior tolice que qualquer ser humano pode cometer.

A Bíblia diz que Jesus Cristo, sendo Deus, assumiu a natureza humana, tornando-se semelhante a nós, porém sem pecado Fp 2:7. Ele viveu uma vida totalmente íntegra, em irrepreensível obediência à lei de Deus Mt 5:17, oferecendo-se a Si mesmo em sacrifício perfeito pelos pecados de incontáveis pecadores e obtendo em favor deles uma "eterna redenção" Hb 9:12, mediante seu próprio sangue. Dessa maneira, a justiça de Deus foi satisfeita com a punição do pecado, bem como a Sua ira foi aplacada, de modo que Deus pode livremente, com base na obra de Jesus Cristo, declarar os crentes como plenamente justos. Aconteceu o que Paulo disse aos Coríntios: "Aquele que não conheceu pecado, O fez pecado por nós, para que Nele fôssemos feitos justiça de Deus" 2 Co 2:21

A esta grande obra de Jesus em favor de Suas ovelhas dá-se o nome de propiciação. O apóstolo Paulo fala desta obra nos seguintes termos, em uma passagem que talvez seja o melhor retrato do Evangelho na Bíblia: "Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus" Rm 3:21-26

A fim de tornar mais clara a idéia da propiciação, segue uma explicação elucidativa  "O que significa propiciação? O que é propiciar? Significa apaziguar, aplacar, afastar a ira. 
há quatro coisas que são elementos essenciais de qualquer propiciação, e aqui estão elas: uma ofensa que deve ser eliminada; uma pessoa ofendida que deve ser pacificada; um ofensor, uma pessoa culpada de praticar a ofensa; um sacrifício ou algum outro meio de se fazer expiação pela ofensa".

Assim, a arca da aliança também revela-nos, através do propiciatório, um Deus justo e também cheio de terna misericórdia! Graças a Deus!

(6) OS QUERUBINS DE OURO ! 
Os querubins contemplando o Propiciatório revelam o interesse dos anjos pela obra redentora de Cristo I PE 1:12, EF 3:10. Nota: Alguns têm usado os querubins para justificar o uso de imagens e ídolos na adoração. Eles se esquecem que embora houvesse imagens de querubins não havia imagens de Deus.

(7) A COLUNA ! 
A glória do Shekinah que pairava no Propiciatório era uma manifestação da glória de Deus SL 80:1 e 99:1. Deus encontrava com o Seu povo pela mediação de Jesus Cristo I TM 2:5 Ele habitou com Israel no lugar onde o sangue era aspergido. O tabernáculo todo revelava Deus habitando com Seu povo por intermédio de Cristo JO 1:14

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