ARREBATAMENTO E SEGUNDA VINDA
PB.RAILSON SOUSA
ARREBATAMENTO E SEGUNDA VINDA DE CRISTO
ORDEM DOS ACONTECIMENTOS
ARREBATAMENTO
Tribunal de Cristo no Céu
Grande Tribulação na terra (marca da Besta)
Abertura dos sete selos
Toque das sete Trombetas
Derramamento das sete Taças da ira de Deus
Segunda Vinda de Cristo
Ceia das Bodas do Cordeiro
As Bodas do Cordeiro só irão acontecer depois que ele descer fisicamente Na Revelação, quando Jesus voltar e julgar as nações no Vale de Josafá, e Israel remido será o amigo do Noivo e as nações salvas serão os convidados da festa de casamento
Julgamento das nações em Megido
Implantação do Reino de Deus (Milênio)
Gogue e Magogue
Grande Trono Branco
Novo Céu e Nova Terra
O Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo. É difícil determinar quando a Bíblia está se referindo ao Arrebatamento ou à Segunda Vinda. No entanto, ao estudar as profecias bíblicas do fim dos tempos, é muito importante poder diferenciar entre os dois. PREMEIRO POR QUE O ARREBATAMENTO SERÁ PRA IGREJA NA PREMEIRA PARTE DA SEGUNDA VINDA DEPOIS PARA ISRAEL E AS NAÇÕES E OS SALVOS DA GRANDE TRIBULAÇÃO ONDE CRISTO SE MANIFESTARÁ PUBLICAMENTE.
O Arrebatamento é quando Jesus Cristo retorna para remover a igreja (todos os seguidores de Cristo) da terra. O Arrebatamento é descrito em 1 Tessalonicenses 4:13-18 e 1 Coríntios 15:50-54. Os crentes que já morreram serão ressuscitados e, juntamente com os crentes que ainda vivem, vão se encontrar com o Senhor no ar. Isso acontecerá em um momento, em um piscar do olho. A Segunda Vinda é quando Jesus retorna para derrotar o anticristo, destruir o mal e estabelecer o seu Reino Milenar. A Segunda Vinda é descrita em Ap 19:11-16.
Na Bíblia lemos algumas características que demonstram a Igreja ser um mistério; judeus e gentios são unidos em um só corpo (EF 3: 3-6), Cristo em cada crente (CL 1: 27), a Igreja como noiva de Cristo é um mistério (EF 5: 32), o arrebatamento da Igreja (I CO 15: 51-52)
O relacionamento entre judeus e gentios na Igreja é peculiar, completamente diferente do relacionamento incrédulo entre ambos (EF 2: 11-16). Deus ainda salva pessoas judias e gentios combinando-os em um terceiro organismo completamente novo, a Igreja
a distinção em (GL 6: 16) é clara, “Israel de Deus” é logicamente referência aos judeus convertidos ao cristianismo, isso mostra também a separação de Israel incrédula, a quem Paulo chama de “Israel segundo a carne” em (I CO 10)
Israel e a Igreja são vistos como dois organismos diferentes pela Bíblia, se fosse um apenas não haveria necessidade de restauração de Israel.
O arrebatamento demonstra que a Igreja vai ao encontro de Jesus I Ts 4: 17, isto é, a vinda é exclusiva para o cristão, a Igreja.
A volta, no segundo advento de Cristo, Ele vem com a Igreja e estabelece Seu Reino Messiânico Zc 14: 4, Mt 24: 30 e AP 19: 11-14.
O ARREBATAMENTO DE FORMA EMINENTE
Significa que não é obrigatório que ocorra determinados fatos antes deste evento, isto é, Jesus pode voltar a qualquer momento sem que haja uma série precisa de acontecimentos antes disso
A NATUREZA DA TRIBULAÇÃO
O propósito da Tribulação, isto é, porque irá ocorrer a Grande Tribulação ? É claro que há motivos para essa determinação de Deus, de acordo com Dt 4: 29-30 e Jr 30: 7-11 vemos que a Grande Tribulação é primeiramente um tempo para restauração de Israel, período chamado de Dia do Senhor, Angústia de Jacó, dia da ira de Deus SF 2: 3 e LC 21: 23. Lemos ainda em OB 14, SF 1: 17 e 15 e ZC 14: 1
outras definições para o período da Grande Tribulação, demonstrando tempos de “fogo” na terra, pois o planeta também precisa ser redimido e somente pelo fogo o será, afinal só sangue e fogo purificam (I CO 3: 13-15).
A NATUREZA DA IGREJA
A Igreja é um mistério (EF 3: 3-4),
judeus e gentios se unem em um só corpo. A Igreja tem promessa de libertação do tempo da ira de Deus durante a Tribulação (I TS 1: 9-10 e I TS 5: 9), nenhum cristão permanecerá na terra durante a tribulação
DIFERENÇAS ENTRE ISRAEL E A IGREJA
É muito importante saber que Deus tem dois povos: Israel e a Igreja, mas isso não implica que haja dois modos de salvação, a Bíblia claramente diz de Jesus Cristo em Sua obra redentora é o Único Caminho, uma vez que judeus e gentios são descendentes do mesmo homem caído - Adão
Israel é particularmente uma escolha de Deus, por várias razões, entre elas:
uma propriedade particular e nação santa (Ex 19: 5-6)
um povo que revelaria ao mundo a sabedoria de Deus ( Dt. 4: 5-8)
- Israel deveria trazer o Messias ao mundo e salvação aos gentios (Rm 9: 4-5 Jo 4: 22)
Estes sãoimportantes aspectos de Israel, nenhum cristão deve negar esses aspectos quando leva a sério as Escrituras
A Igreja é uma obra a parte do povo judeu, isso por inúmeras razões
Vejamos algumas mais importantes:
a Igreja nasceu em Pentecostes e Israel há muitos séculos atrás, para provar isso lemos em Mt 16: 18 que a Igreja ainda seria edificada
a Igreja só poderia existir após certos acontecimentos no ministério de Jesus Cristo, a ressurreição e ascensão são inclusos nesses eventos bem como a capacitação do Espírito Santo através de dons
Igreja é um mistério, referência nunca dada à Israel.
Na Bíblia lemos algumas características que demonstram a Igreja ser um mistério; judeus e gentios são unidos em um só corpo (EF 3: 3-6), Cristo em cada crente (CL 1: 27), a Igreja como noiva de Cristo é um mistério (EF 5: 32), o arrebatamento da Igreja (I CO 15: 51-52)
O relacionamento entre judeus e gentios na Igreja é peculiar, completamente diferente do relacionamento incrédulo entre ambos (EF 2: 11-16). Deus ainda salva pessoas judias e gentios combinando-os em um terceiro organismo completamente novo, a Igreja
a distinção em (GL 6: 16) é clara, “Israel de Deus” é logicamente referência aos judeus convertidos ao cristianismo, isso mostra também a separação de Israel incrédula, a quem Paulo chama de “Israel segundo a carne” em (I CO 10)
No livro de ATOS, Israel e a Igreja existem simultaneamente
O termo Israel é mencionado 20 vezes e o termo Igreja (ECLESIA), 19 vezes.
Israel e a Igreja são vistos como dois organismos diferentes pela Bíblia, se fosse um apenas não haveria necessidade de restauração de Israel.
Israel e a menina dos olhos de Deus
Não é correto fundir Israel e a Igreja em um único objeto apenas, pois além de todas as razões já vistas lemos no N.T. o arrebatamento da Igreja e não de Israel, o qual passará pela Tribulação e ao fim da mesma se converterá a Jesus contemplando Aquele a Quem transpassaram
Mas nao é a noiva
Uma distinção entre Israel e a Igreja conforme ensinada na Bíblia oferece mais uma base de apoio ao arrebatamento pré-tribulacional.
A igreja arrebatada é uma igreja incorruptível o tempo nem o espaço nem a lei da física conseguirá ter controle sobre um corpo glorificado. Então é irrelevante querer colocar ela Numa caixa de vidro ( Jerusalém Na terra)
Na Bíblia encontramos diferenças nas passagens referentes ao arrebatamento e a segunda vinda, tanto um fato como o outro tratam de ocorrências diferentes contudo são distintas entre si, isto é, a primeira vinda é o arrebatamento da Igreja nas nuvens antes dos sete anos de Tribulação e a segunda vinda é o retorno de Cristo à terra, o que ocorrerá no fim da Tribulação.
É versado claramente no texto de I Ts. 4: 13-18 e no verso 17 a expressão “arrebatamento” é a tradução do verbo grego “harpazo”, o qual tem significado de agarrar para o alto ou puxar com força.
O arrebatamento é comparado muitas vezes ao caso de Enoque (Gn 5: 24) e de Elias (II Rs 2: 12), Jesus Cristo também foi arrebatado ao céu conforme Atos 1: 9.
A igreja com judeus e gentios de épocas distintas
Igreja e nova Jerusalém se unem em uma só. .
Pessoas de épocas diferentes juntas pela Primeira vez
Salvos
Uma cidade com pessoas salvas habitando
São os santos que irão habitar nela
Gente de todas as épocas
Judeus e gentios salvos convertidos
O arrebatamento é definido como um mistério (I Co 15: 51-54) ao passo que a segunda vinda de Cristo já é predita desde o A.T. (Zc 14:4; 12: 10). No arrebatamento há um deslocamento da terra para o céu e na segunda vinda ocorre o inverso
Um só povo
Esses contrastes deixam claro a divergencia entre o translado da Igreja e a volta do Senhor Jesus, em gloria Ap 19: 7,8 e 14 que a Igreja (Noiva) é preparada para acompanhá-Lo em Sua volta à terra, pois como isso poderia ocorrer se a Igreja estivesse aqui ?
A Igreja deve estar completa para o casamento com Cristo, na verdade o juízo “Bema” é tal preparação, ao término dele a Igreja toda estará pronta para o Senhor e esse casamento ocorre no céu
O Tribunal de Cristo
Em II Co 5:10 lemos que todos os cristãos deverão comparecer perante um juízo especial, conhecido como “juízo do Bema”. A palavra grega “Bema” jamais é mencionada nos textos que descrevem a segunda vinda de Cristo à terra, nestes casos lê-se a palavra “Krino”, isto é, o juízo do “Krino” será apenas para incrédulos, será necessário um período para a concretização do juízo de Cristo aos arrebatados e ressuscitados
livro do Apocalipse do capítulo 4 ao 19 nada fala sobre a Igreja, mas trata da Tribulação na terra. Logo se deduz que a Igreja não estará na terra nesse período de Tribulação. Já os capítulos de 1 ao 3 de Apocalipse menciona por 19 vezes a Igreja, e só volta a mencioná-la no capítulo 21 chamando-a de Esposa do Cordeiro.
O Plano de Deus para Israel A Igreja
composta por judeus e gentios não deverá misturar-se com o plano ainda não concluído para com Israel, Deus estabeleceu 70 semanas para Israel (Dn 9:24-27), um programa destinado somente à Israel, a Igreja portanto não deve passar por esse período de 70 semanas, assim como não passou nas 69 semanas iniciais, não passará pela última, pois esse não é o plano divino
A Igreja aguarda Alguém, Uma Pessoa Jesus Cristo - e não uma série de eventos, pois todos os sinais que Jesus diz ocorrer, em Mateus 24 por exemplo, estão relacionados com a Tribulação e a volta dEle para estabelecer Seu Reino Milenar com Sua Igreja, agora para o arrebatamento não há nenhum sinal deixado por Ele, ao contrário é afirmado em Mt 24: 36 que ninguém sabe o dia e nem a hora.
Definição Bíblica para um fato iminente é descrita como segue:
Um acontecimento iminente é aquele que está prestes a acontecer, a qualquer momento, sendo que outros fatos podem até ocorrer antes mas nada precisa ocorrer antes de acontecer o evento iminente. Se houver necessidade de ocorrer algo antes, então o fato não é iminente
Se o fato é iminente, não existe um período de tempo pré determinado ao fato, isto é, ele pode ocorrer a qualquer momento.
Não existe uma data pré estabelecida para um evento iminente, seja ela direta ou implícita.
Um acontecimento iminente não pode ser “em breve”, porque um fato breve precisa ocorrer dentro de um período de tempo pequeno, contudo o fato iminente pode até ocorrer em um período pequeno de tempo mas não precisa ser assim para ser iminente.
Nesse caso, o que é iminente não necessita de outros fatos que permeiam.
Como ja falei antes o arrebatamento da igreja ñ depende de eventos tipo restauração de Israel pra poder acontece ñ somos refens disso
O propósito da grande tribulação não inclui a igreja
Nas Escrituras lemos sobre a iminencia do arrebatamento da Sua Igreja nos seguintes textos Sagrados: I CO 1: 7, I CO 16: 22, FP 3: 20, FP 4: 5, I TS 1: 10, I TS 4: 15-18, I TS 5: 6, I TM 6: 14, TT 2: 13, HB 9: 28, TG 5: 7-9, I PE 1: 13, JD 21, AP 3: 11, AP 22: 7: 12,20 E AP 22: 17,20.
Observe que não há aviso prévio, apenas diz que Ele virá a qualquer momento
Maranata” ou “Marah natha”, significa Vem Nosso Senhor, um termo que só tem sentido se a vinda for a qualquer momento, isto é, iminente, os cristãos antigos utilizavam esse termo como uma saudação
A vinda de cristo até as nuvens é pra igreja a segun vinda para implantar seu reino milênar...
(1) No Arrebatamento, os crentes vão se encontrar com o Senhor nos ares (1 Ts 4:17). Na Segunda Vinda, os crentes vão retornar com o Senhor à terra (Ap 19:14).
(2) A Segunda Vinda ocorre depois do grande e horrível período da Tribulação (Ap 6-19). O arrebatamento ocorre antes da Tribulação (1 Ts 5:9; Ap 3:10).
(3) O Arrebatamento é a remoção dos crentes da terra como um ato de libertação (1 Ts 4:13-17; 5:9). A Segunda Vinda inclui a remoção dos incrédulos como um ato de julgamento (Mt 24:40-41).
(4) O Arrebatamento vai ser “secreto” e instantâneo (1 Co 15:50-54). A Segunda Vinda vai ser visível a todos (Ap 1:7; Mt 24:29-30).
(5) A Segunda Vinda de Cristo não vai ocorrer até depois de certos eventos dos fins dos tempos acontecerem (2 Ts 2:4; Mt 24:15-30; Apocalipse capítulos 6-18). O Arrebatamento é iminente, pode acontecer a qualquer momento (Tt 2:13; 1 Ts 4:13-18; 1 Co 15:50-54).
Por que é importante manter o Arrebatamento um evento que antercede a grande tribulação?
(3) Ao descrever o período da grande Tribulação, Ap 6-19 em nenhum lugar menciona a igreja. Durante a Tribulação também chamada de “tempo de angústia para Jacó” (Jr 30:7) Deus vai voltar a sua atenção principal à nação de Israel (Rm 11:17-31).
ARREBATAMENTO DA IGREJA
· Será em segredo (Mt 24.36)
· Cristo vem para a Igreja (1 Ts 4.17)
· É iminente (A Qualquer Tempo)
· Antes da Grande Tribulação (Ap 3.10)
· Jesus vem nos ares (1 Ts 4.17)
· Os santos o verão (1 Ts 4.17)
· Tempo de Alegria (I Jo 3.2 Ap 1.6)
· Incredulos deixados (Mt 24.40)
· Em todo o Planeta
SEGUNDA VINDA DE CRISTO (ONDE ELE SE MOSTRARAR COMO REI)
· Será pública (Ap 1.7)
· Cristo vem com a Igreja (Judas 14)
· Quando Se Cumprirem os Sinais (Mt 24.29-30)
· Após a Grande Tribulação (Mt 24.29-30)
· Jesus pisa no Monte das Oliveiras (Zc 14.4)
· Todo olho verá (Ap 1.7)
· Tempo de Lamentacao (Mt 24.30 Sf 1.17)
· Incredulos destruidos (Mt 25. 41-46 Sf 1.17)
· Fisicamente em Israel (Zc 14.4)
ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
1. No arrebatamento, os santos encontrarão com Cristo nos ares, ao passo que na segunda vinda, Cristo retornará ao Monte das Oliveiras, ao encontro dos santos na terra ( Zc 14:4,5 - “4 Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul. 5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele.”)
2. No arrebatamento o Monte das Oliveiras ficará intocado; na Segunda Vinda, este monte será fendido ao meio, e se formará um grande vale a leste de Jerusalém.
3. No arrebatamento os santos vivos serão arrebatados, ao passo que nenhum crente será arrebatado na segunda vinda de Cristo à terra.
4. No arrebatamento os santos serão levados para o céu; na segunda vinda, os crentes continuarão na terra, sem qualquer arrebatamento.
5. Após o arrebatamento o mundo continuará sem julgamento, e prosseguirá em seus caminhos pecaminosos; na segunda vinda de Cristo, o mundo será julgado, e a retidão será estabelecida.
6. O arrebatamento da igreja é o livramento dos crentes da
ira que está por vir; a segunda vinda de Cristo é o livramento daqueles que confiaram em Cristo durante o tempo grande tribulação (da ira que veio!).
7 O Arrebatamento Dos Santos Vivos é uma doutrina revelada exclusivamente no Novo Testamento; a Segunda Vinda de Cristo, com suas ocorrências correlatas, é uma doutrina que se destaca em ambos os testamentos.
8. O Arrebatamento será Invisível para os Impios; Na Segunda Vinda, todo olho verá o Senhor.
9. O Arrebatamento diz respeito exclusivamente aos salvos; a segunda vinda envolve tanto os salvos quanto os perdidos.
10. Quando do Arrebatamento Satanás não será amarrado; Na segunda vinda, Satanás será amarrado e lançado no abismo.
11. Não há nenhuma profecia a ser cumprida entre o tempo da igreja e o arrebatamento, ao passo que muitos sinais terão que ser cumpridos antes da segunda vinda de Cristo.
12. A Igreja é uniformemente exortada a esperar a vinda do Senhor, ao passo que aos crentes que estiverem vivos durante o período da tribulação se recomenda que aguardem sinais da volta de Cristo
O Arrebatamento e a Segunda Vinda são semelhantes mas eventos separados. No arrebatamento que é premeira fase da segunda vinda cisto vem para a igreja e somente a igreja sera levada.
Os dois envolvem Jesus retornando. Os dois são eventos do fim dos tempos. No entanto, . Em resumo, o Arrebatamento é o retorno de Cristo às nuvens para remover os crentes da terra antes do tempo da ira de Deus. A Segunda Vinda é o retorno de Cristo à terra para dar um fim ao período da Tribulação e derrotar o anticristo e seu império mundial diabólico.
Aqueles que estão com seus pés plantados na terra, esperando encontrar um “Cristo”, esquecem que o verdadeiro Cristo virá nos buscar para nos encontrarmos com Ele nos ares e nos levará para a casa de Seu Pai. Eles se esquecem também que o Anticristo estabelecerá um reino terreno antes que o verdadeiro Rei volte para reinar. Infelizmente, os que se empenham em estabelecer um reino nesta terra estão preparando o mundo para o reino fraudulento do “homem do pecado”.
A Escritura registra duas vindas
Como alguém nos tempos do Velho Testamento poderia saber que haveria duas vindas do Messias? Somente por implicação. Ou os profetas se contradisseram quando profetizaram que o Messias seria rejeitado e crucificado e que Ele também seria proclamado Rei sobre o trono de Davi para sempre, ou eles falavam de duas vindas de Cristo.
Não há forma de colocar dentro de um só evento o que os profetas disseram. Simplesmente tem de haver duas vindas do Messias: primeiro como o Cordeiro de Deus, para morrer pelos nossos pecados, e depois como o Leão da Tribo de Judá (Os 5.14-15; Ap 5.5), em poder e glória para resgatar Israel no meio da batalha do Armagedom.
A mesma coisa acontece no Novo Testamento.
1) Ele vem para Seus santos e numa hora que ninguém espera; mas vem com Seus santos quando todos souberem que Ele está vindo.
2) Ele não vem à terra mas arrebata os santos para se encontrarem com Ele nos ares (1 Ts 4.17); por outro lado, Ele vem à terra: “naquele dia, estarão Seus pés sobre o monte das Oliveiras” (Zc.14.4), e os santos vem à terra com Ele.
3) Ele leva os santos para o céu, para as muitas mansões na casa de Seu Pai, para estarem com Ele (Jo.14.3); mas traz os santos do céu (Zc 14.5, Jd 14).
Rebatendo as críticas ao Arrebatamento
Cristo declarou: “Assim como foi nos dias de Noé ...comiam, bebiam, casavam-se... O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre... Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar” (Lc 17.26-30). Essas condições mundiais por ocasião do Arrebatamento só podem se referir ao período anterior à Tribulação; certamente não ao final dela!
Arrebatamento? Há críticos afirmando que a palavra “Arrebatamento” nem está na Bíblia! Isso não é verdade, pois a versão latina da Bíblia (Vulgata), feita por Jerônimo no quinto século, traduziu o grego harpazo (arrancar subitamente) pela palavra raptus (raptar), da qual deriva “Arrebatamento”. Foi o que Cristo nos prometeu em João 14: levar-nos para o céu.
Outros críticos papagueiam o mito propagado por Dave MacPherson, de que o ensino do Arrebatamento antes da Tribulação apareceu apenas no início do século XIX através de Darby, que o teria aprendido de Margaret MacDonald. Ela o teria recebido de Edward Irving, e este, por sua vez, o teria encontrado nos escritos do jesuíta Emmanuel Lacunza. Isso simplesmente não é verdade. Muitos escritores anteriores expressaram a mesma convicção. Um deles foi Ephraem de Nisibis (306-373 d.C.), bem conhecido na história da igreja da Síria. Ele afirmou: “Todos os santos e eleitos de Deus serão reunidos antes da tribulação, que está por vir, e serão levados para o Senhor...” Seu sermão com essa afirmação teve ampla circulação popular em diferentes idiomas.
Sim, há uma vinda do Senhor após a Tribulação: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias... verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mt 24.29-30). A referência aos anjos “reunindo Seus escolhidos dos quatro ventos” (vv. 29-31) certamente não significa Cristo arrebatando Sua Igreja para levá-la ao céu, pois trata-se do ajuntamento do Israel disperso, de volta à sua terra quando da Segunda Vinda.
Cristo associou o mal com o pensamento de que Sua vinda se atrasaria: “Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu Senhor demora-se” (Mt 24.48; Lc 12.45)
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