DEUS NÃO DESTRÔI, PELA PREDESTINAÇÃO, A LIBERDADE DO HOMEM, QUE É ESSENCIAL A UM GOVERNO MORAL Tratando da predestinação, não discutiremos o assunto sob o ponto de vista filosófico, porque é aqui que surgem as maiores dificuldades. Se examinarmos as Escrituras, não acharemos nelas uma discussão filosófica do assunto. Isto é, não encontraremos a declaração de que tudo quanto acontece esteja predestinado por Deus. O que ha veremos d e achar na Bíblia é que o êxito glorioso do trabalho de Deus já está predestinado. O eterno propósito de Deus, enviando Jesus ao mundo, a fim de operar, por meio dele, a salvação da raça, fora determinado desde o principio das coisas, ou melhor, antes da fundação do mundo. Como nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade» Ef 1:4, 5. «Tendo por certo isto mesmo que Aquele que em vós começou a boa obra, a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo Fp 1:6 Destas passagens concluímos que Aquele que começou há de completar a sua obra em nós. Está predestinado que os filhos de Deus hão de tornar-se semelhantes a Jesus Cristo. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho; para que seja o primogênito entre muitos irmãos Rm 8:29. Também está predestinado que a bananeira produza bananas, e o cafeeiro, café. São fatos firmemente estabelecidos ainda antes da fundação do mundo. Deus não deixou o universo à mercê da sorte. Desde o principio ele predestinou certas leis que haveriam de concorrer como efetivamente vão concorrendo para o bom êxito de tudo, e muito especialmente para o grande propósito de criar o homem à sua imagem. Há coisas que desde o principio foram fixadas por Deus. na ordem devida. Convém notar que a predestinação de que nos fala a Bíblia não foi dada para confundir o homem, senão para consolá-lo, e para servir de fundamento firme à sua fé e esperança. Os ensinos que ali encontramos a este respeito trazem conforto e tranqüilidade ao espírito do homem, quando este é bom. Nos capítulos 9, 10 e 11 da Epístola aos. Romanos, escrita pelo apóstolo Paulo, encontramos bons ensinamentos neste assunto. Neles o apóstolo refuta vigorosamente uma das idéias errôneas que prevalecem acerca da predestinação. Paulo declara formalmente que Deus salva a quem quer. Isto quer dizer que a graça de Deus é livre, idéia esta absolutamente contrária àquela outra de que já foi fixado o número e até os indivíduos que serão salvos! Estudando este assunto a predestinação logo vemos que um dos pontos firmemente estabelecidos é a liberdade do homem. As Escrituras sempre reconheceram a liberdade do homem. «E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me» Lc 9:23 Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve Mt 11:28, 29 Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna Jo 3:16. Ora, se Deus já houvesse predestinado todos os atos dos homens, não lhes falaria dessa maneira. Ele não diria: Vinde a mim Se alguém quiser etc. Acresce ainda a seguinte circunstância: se Deus soubesse que o homem não é livre, e o tratasse como sendo livre, onde estaria a sua sinceridade? E principio sobejamente estabelecido pelas Escrituras que o homem é livre, que Deus respeita esta liberdade, e que, por isso mesmo, não predestina os atos de um ser livre. Consultando a própria razão e a própria natureza, veremos que ambas apóiam os ensinos das Escrituras. Perguntar se os atos de um ser livre são predestinados é fazer pergunta sem nexo. Predestinar os atos de um ser livre é tirar-lhe a liberdade, o que Deus nunca fez e jamais fará. Creio na predestinação, mas não na predestinação dos atos deste ser livre que é o homem. Quanto aos resultados dos atos, estão predestinados; porém, quanto aos atos propriamente, depende da vontade do homem. Como já observamos, a relação entre a soberania de Deus e a liberdade do homem é uma questão mais filosófica do que teológica. Não gastemos, pois, o nosso tempo com este assunto. A Bíblia não se preocupa com harmonizar a predestinação e a liberdade do homem, mas o crente pode achar a solução deste problema na sua própria experiência, e com isto ficará plenamente satisfeito. Reconhecemos que somos livres e responsáveis pelos nossos atos; e reconhecemos, ao mesmo tempo, que Deus dirige a nossa vida. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará Jo 8:32 Mas quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue Cl 1:15, 16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O TABERNÁCULO

O ALTAR DO INCENSO

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE