MARCOS EVANGELHO DOS MILAGRES
MARCOS: O Evangelho dos Milagres
No entanto, por que quatro evangelhos? Nós temos quatro evangelhos, porque
cada um foi escrito a um público diferente. Mateus foi escrito para os judeus e
apresentou Jesus como o rei. Marcos escreveu para os romanos e apresentou
Jesus como servo. Lucas escreveu para os gregos e apresentou Jesus como o
homem perfeito. João escreveu um evangelho universal e apresentou Jesus como
Deus, o verbo encarnado. Assim, os evangelhos foram endereçados a pessoas
diferentes e com propósitos diversos.
O autor do Evangelho de Marcos
Duas coisas nos chamam a atenção:
A primeira é a identidade de Marcos descrita nas Escrituras. O nome
completo do autor desse evangelho é João Marcos, sendo que João é seu nome
hebraico e Marcos seu nome romano. Temos várias informações importantes
sobre esse personagem nas Escrituras:
Em primeiro lugar, Marcos era filho de Maria, uma cristã que hospedava
cristãos em sua casa (At 12.12).
a ocupar a liderança da viagem, até então ocupada por Barnabé; a insegurança
característica de sua própria juventude e inexperiência.
Em quarto lugar, Marcos é rejeitado por Paulo na segunda viagem
missionária (At 15.37-40). A rejeição de Paulo ao ingresso do jovem Marcos na
segunda viagem missionária teve repercussões profundas na agenda missionária
da Igreja e no relacionamento dos dois grandes líderes Paulo e Barnabé. Houve
tal desavença entre eles, que Barnabé deixou Paulo e partiu para uma nova frente
missionária, levando consigo a Marcos para Chipre, sua terra natal.
Em quinto lugar, Marcos era primo de Barnabé (Cl 4.10). Esse fato revela
que a família de Marcos era abastada. Sua mãe tinha uma casa que servia de
lugar de encontro da Igreja primitiva e Barnabé era homem de posses (At 4.37).
Isso também lança uma luz sobre o fato de que Barnabé, além de sua
característica de consolador, não desamparou a Marcos, quando este foi barrado
por Paulo no seu intento de participar da segunda viagem missionária.
Em sexto lugar, Marcos esteve preso com Paulo em Roma (Cl 4.10). Marcos
tornou-se um grande líder cristão do século 1. Jerônimo disse que ele foi ao
Egito e ali plantou a igreja de Alexandria. Agora, ele está preso em Roma, com
Paulo, durante a sua primeira prisão.
Em sétimo lugar, Marcos tornou-se um cooperador de Paulo (Fm 24). A
Carta a Filemom foi escrita no interregno entre a primeira e a segunda prisão de
Paulo em Roma. Paulo destaca que nesse tempo Marcos era seu cooperador.
Em oitavo lugar, Marcos foi chamado por Paulo para assisti-lo no final da
sua vida (2Tm 4.11). Marcos estava em Éfeso quando Paulo foi preso pela
segunda vez. Agora, Paulo está num calabouço romano, aguardando o seu
martírio. Paulo reconhece que o mesmo jovem que ele dispensara no passado
agora lhe é útil e deseja tê-lo como seu cooperador no momento final da sua
vida. Isso nos prova a mudança de conduta de Paulo bem como sua mudança de
conceito acerca de Marcos.
Em nono lugar, Marcos era considerado um filho de Pedro na fé (1Pe 5.13).
Marcos teve um estreito relacionamento com Pedro. O apóstolo o chama “meu
filho”. Possivelmente o próprio Pedro o tenha levado a Cristo e seja seu pai na
fé. Quando Pedro foi solto da prisão, foi para a casa de Maria, mãe de Marcos,
onde a igreja estava reunida.
Em décimo lugar, Marcos é apontado pela maioria dos estudiosos como o
jovem que se vestiu com um lençol para ver Jesus (Mc 14.51,52). Nesse tempo
esse jovem era apenas um seguidor casual de Cristo. Era apenas um espectador
curioso que queria acompanhar o desenrolar da prisão do rabi da Galiléia, mas
estava inadequadamente vestido no meio da multidão. Ao ser agarrado pela
soldadesca que prendia a Jesus, fugiu desnudo.
A segunda coisa que nos chama a atenção é que Marcos é considerado o
autor do Evangelho que leva o seu nome. Embora Marcos não tenha sido um
discípulo de Cristo, seguramente presenciou muitos fatos da sua vida, visto que
morava em Jerusalém e sua casa tornou-se um ponto de encontro da igreja.
Os pais da Igreja, unanimemente aceitaram a autoria de Marcos deste
evangelho.
Papias, um dos pais da Igreja do começo do século 2, afirma que o
evangelho de Marcos é a compilação do testemunho pessoal de Pedro acerca da
vida e ministério de Cristo. Marcos não foi discípulo de Cristo, mas de Pedro.
De acordo com Papias, Marcos foi o hermẽneutẽs (intérprete) de Pedro.
William Hendriksen diz que não temos nenhuma razão para rejeitar a tradição de
que Marcos foi, essencialmente, o “intérprete” de Pedro, pois o conteúdo do
livro confirma essa conclusão. Esse relato de Papias, que aparece em uma obra
de Eusébio, bispo de Cesaréia, autor da primeira grande História da Igreja,
no
século 4, é o mais antigo registro da autoria de Marcos,
Marcos, que foi o intérprete de Pedro, escreveu acuradamente tudo o que ele relembrou,
tanto sobre o que Cristo disse quanto o que Cristo fez, porém não em ordem. Embora
Marcos não tenha ouvido nem acompanhado o Senhor, mais tarde acompanhou Pedro,
de quem recebeu todas as informações, de tal maneira que ele não cometeu nenhum
engano em seu relato, não omitindo nada do que ouviu nem acrescentando qualquer
falsa afirmação acerca do que recebeu.
Outros pais da Igreja, incluindo Justino, o mártir, Tertuliano, Clemente de
Alexandria, Orígenes e Eusébio, confirmam Marcos como o autor desse
evangelho. Também associam o evangelho de Marcos com o testemunho do
apóstolo Pedro. Irineu, outro pai da Igreja, afirma: “Depois da morte de Pedro
e Paulo, também Marcos, discípulo e intérprete de Pedro, nos legou por escrito
as coisas que foram pregadas por Pedro”. Marcos é o mais aramaico dos
evangelhos, o que evidencia ser um relato da palavra falada de Pedro. O esboço
desse evangelho, ainda está afinado com o conteúdo do evangelho pregado por
Pedro na casa de Cornélio (At 10)
A data e o local em que o evangelho foi escrito
Robert Gundry afirma que Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito.
Não existe um consenso unânime acerca da data da sua redação; entretanto, ele
deve ter sido escrito entre 55 e 70 d.C, ou seja, antes da destruição de Jerusalém
no ano 70 d.C., uma vez que ele não faz qualquer menção desse fato predito por
Jesus (13.1-23). Jerusalém foi destruída pelo exército romano sob a liderança de
Tito, depois de 143 dias de cerco. Durante essa batalha, seiscentos mil judeus
foram mortos e milhares levados cativos.
Irineu e outros pais da Igreja defenderam a tese de que Marcos foi escrito
depois do martírio de Pedro e Paulo. Contudo, essa posição contraria a tese de
alguns estudiosos que afirmam que Marcos foi o primeiro evangelho que foi
escrito sendo a fonte primária dos demais.
O local onde Marcos escreveu o seu evangelho é Roma, uma vez que Marcos
está presente com Paulo em sua primeira prisão e é chamado para estar com ele
em sua segunda prisão.
Nesse tempo, Roma era a maior cidade do mundo, com mais de um milhão de
habitantes e Nero era o imperador. Ele começou a reinar em 54 d.C. com a
idade de 16 anos. Os primeiros anos de seu reinado foram de relativa paz e, por
isso, por volta do ano 60 d.C. Paulo apelou para ser julgado em Roma (At
25.10,11).
Na primeira prisão de Paulo, ele tinha liberdade de pregar aos líderes judeus
(At 28.17-28), bem como a todas as pessoas que o procuravam (At 28.30,31),
inclusive à própria guarda pretoriana (Fp 1.13; 4.22). Depois dessa primeira
prisão, Paulo foi solto. Mas no ano 64 d.C. Nero pôs fogo em Roma e colocou a
culpa nos cristãos. Doravante, uma perseguição sangrenta foi iniciada contra os
cristãos. Eles foram queimados vivos, enrolados em peles de animais para os
cães morderem, pisoteados por touros, devorados pelos leões esfaimados e
passados ao fio da espada.
Nesse tempo de terrível perseguição Paulo foi novamente preso,
possivelmente em Nicópolis, onde ele intentava passar o inverno (Tt 3.12).
Transferido para Roma, Paulo foi colocado numa masmorra, no calabouço
Marmetine, no centro de Roma, perto do fórum.20 Nesse tempo, Marcos não
estava em Roma, visto que Paulo pede a Timóteo para trazê-lo consigo (2Tm
4.11).
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