O LIDER JAMAIS DEVE PERDER A ESPERANÇA NO POVO

PB RAILSON SOUSA:
O líder jamais deve perder
a esperança no povo

Como a Torá é infinita, quanto mais nos aprofundarmos no seu
estudo, mais encontraremos um diamante a ser lapidado. Todos os assuntos
existentes no mundo podem ser encontrados na Torá. É possível encontrar
provas na Torá para qualquer assunto, já que ela é tão vasta, mas devemos
sempre nos concentrar na visão dos sábios, que receberam a tradição
dos sábios anteriores, desde Moshê Rabênu.
MOSHÊ E A ENTRADA NA TERRA DE ISRAEL
A Torá nos conta que Moshê Rabênu não pôde entrar em Israel. Rashi explica que foi devido ao episódio em que Moshê Rabênu bateu na pedra. Seu
grande sonho era entrar em Israel e ele fez de tudo para alcançar seu objetivo.
Porém, Hashem não permitiu sua entrada em Israel junto com o povo.
O erro de um tsadic é minúsculo comparado aos erros das pessoas comuns, mas, diferentemente de outras religiões, que santificam os seus justos
e dizem que eles são perfeitos e não cometem erros, a Torá nos mostra
que um tsadic erra e devemos aprender algo disso.
O erro de Moshê foi ter batido na pedra, e o episódio ficou conhecido
como “Mei Meriva”. Rambam, o Maimônides, nos explica que Moshê Rabênu
errou ao proferir as palavras shimu na hamorim, e não pelo ato de ter batido
na pedra para encontrar água. Esta expressão quer dizer “escutem seus rebel-
des!” mored é aquele que se rebela. Moshê, ao proferir esta expressão, não
pôde entrar em Israel. Esta explicação é bem diferente da explicação de Rashi.
A explicação do Rabi de Slonim, em seu livro “Netivot Shalom”, confronta
mida kenegued mida, referindo-se ao conceito existente na Torá que tudo
tem que ser recíproco. Qual o recíproco para a expressão “shimu na hamorim”
com o conceito de Moshê Rabênu não poder ser mais o líder do povo? Qual
a reciprocidade do que Moshê Rabênu fez e do castigo que ele recebeu? O
povo estava impaciente e Moshê Rabênu ao proferir esta expressão causou a
proibição de entrar em Israel. Por quê?
O Rav de Slonim, com uma frase que se encaixa perfeitamente no pe-
cado de Moshê Rabênu diz que o povo tem que acreditar que o seu lí-
der pode tirá-lo da maior dificuldade que houver e levá-lo para o lugar
desejado. Ou seja, o líder de Bnei Israel tem que acreditar na força, na
vontade e no potencial do povo para poder atingir o objetivo da liderança.
Quando Moshê usou a expressão shimu na hamorim, ele tratou o povo
de forma desprezível, equivalendo a dizer que ele não confiava mais no
povo. Quando se perde a confiança nos seus súditos, perde-se também a
condição de ser líder deles...

Pra nossa reflexão como lideres

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